John Dalton nasceu no dia 6 de Setembro de 1766 em Eaglesfield. Com apenas 12 anos, substituiu seu professor John Fletcher, na Quaker’s School de Springfield. Com 15 anos transferiu-se para Kendal, onde lecionou numa escola fundada por seu primo.
daltonismo. |
Ele foi um cientista inglês que fez um extenso trabalho sobre a teoria atômica, dedicando a sua vida ao ensino e à pesquisa. A sua teoria mais conhecida é a Lei de Dalton, porém existem outras, como a lei das pressões parciais e o daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria.
1803 Dalton apresentou à Literary and Philosophical Society (Sociedade Literária e Filosófica), de Manchester, uma memória intitulada "Absorção de gases pela água e outros líquidos", na qual estabeleceu os princípios básicos de sua famosa teoria atômica.
Ensinou Matemática, Física e Química, no New College em Manchester. Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a teoria atômica.
bolinhas de gude. |
Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.
Dalton sofreu um pequeno acidente vascular cerebral em 1837, e um segundo em 1838 que o deixou com dificuldades para falar, embora permanecesse capaz de fazer experiências. Em Maio 1844 teve outro acidente vascular cerebral; em 26 de julho ele registrou com a mão trêmula sua última observação meteorológica. Em 27 de Julho, em Manchester, Dalton caiu de sua cama e foi encontrado sem vida pela sua atendente.
Video:
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_DaltonEquipe 9º 2ª:
Fernando Nonato nº 16
Vitória Salles nº 42
Paloma Vitória nº 24
Sara Mota nº 34
Yasmin Brasil nº 41
Silvia Raquel nº35
Nenhum comentário:
Postar um comentário