quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ernest Rutherford


Biografia:  
  Enerst Rutherford nasceu em Nelson, Nova Zelândia. No dia 30 de Agosto de 1871, em família de imigrantes britânicos. . Tinha pai escocês, James Rutherford, que havia emigrado com toda a família para Nova Zelândia em 1842. Martha Thompson, sua mãe, era professora de inglês. Tinha 11 irmãos, 7 filhos e 5 filhas. Morou um tempo no Canadá retornando a Nova Zelandia para se casar com Margrethe Norlund   Ingressou no Nelson Collegiate School com 16 anos, e graduou-se em Matemática e Física em 1893 na Universidade de Nova Zelândia, Canterbury College de Christchurch. Trabalhou como professor no Canadá, na Universidade de McGill. Apesar de físico, recebeu o Nobel de Química de 1908, por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas. Foi presidente da Royal Society de 1925 a 1930. Dirigiu o Laboratório Cavendish de 1919 até sua morte. Morreu esperando uma cirurgia de hérnia umbilical aos 66 anos.

                               

Átomos de carga positiva:

Rutherford praticou experiências de bombardeio de lâminas de ouro com partículas alfa em 1911. Ele fez uma descoberta importante, a maioria das partículas atravessava diretamente a lâmina, algumas desviavam, e outras, em quantidade muito menor (uma em cem mil), sofriam grandes desvios em sentido contrário.
A partir dessas descobertas, chegou às conclusões:
-  Sem sofrer nenhum desvio a maioria das partículas atravessavam os espaços vazios dos átomos
-  No meio do átomo existe um núcleo muito pequeno e denso, algumas partículas alfa se encontravam com esse núcleo e voltavam, sem atravessar a lâmina.
-  Sofriam desvio em sua trajetória as partículas alfas que passavam perto do núcleo e eram repelidas, por conta disso ele tem carga positiva
Rutherford acreditava, que pelo modelo atômico, o átomo é constituído por um núcleo central de cargas elétricas positivas (prótons), e outro de cargas elétricas negativas (elétrons).
Ele mostou que na pequena região do núcleo, praticamente toda massa do átomo fica concentrada
O cientista Niel Bohr o completou dois anos depois, criando o modelo planetário.

Experimento de Rutherford



Rutherford aprimorou o estudo das radioatividades:
  
   Rutherford descobriu que as radiações emitidas pelos materiais radioativos, eram de três tipos:
·        -   Um consistia em partículas negativas, que são denominadas partículas beta (elétrons)
·        - Outro tipo consistia em partículas positivas, que ele denominou de partículas alfa na depois dessas investigações, essas partículas foram identificadas com o núcleo do átomo de hélio. (continham dois prótons e dois nêutrons)
·         - O terceiro tipo de radiação é semelhante aos raios X, ou seja, uma onda eletromagnética, que ele deu o nome de raios gama.
Possibilitou o entendimento da radiação emitida pelos átomos de urânio, rádio e polônio. Com essas descobertas de radiação ele ganhou o Prêmio Nobel de Química de 1908. Os cientistas usam até hoje a explicação de radioatividade. Uma unidade de radiação foi nomeada em sua homenagem: rutherford.




Reações nucleares:

Rutherford formulou a teoria da estrutura atômica em 1911. Através disso pode ser percebida a dificuldade de obter uma reação entre núcleos, por conta da força de repulsão elétrica. Em 1919, realizou uma experiência de desintegração utilizando a emissão de partículas alfa de alta energia, e assim conseguiu pela primeira vez obter a reação de fissão nuclear. Nas reações semelhantes as de Rutherford, desde então foi observada a existência de outra partícula, o nêutron, mas só descoberta por J.Chadwick. 

Fissão nuclear



Fonte de pesquisa:



                                         
Vídeo:






Equipe:
Beatriz Úlima nº 06
Frieda Dória nº 18
Gabriele Ribeiro nº 20
Paola Studart nº 31
Samara Castelo Branco nº 33
Stephanie Ferreira nº 36


Nenhum comentário:

Postar um comentário